
PROJETO DE PLANEJAMENTO
(projeto desenvolvido no período universitário)
FEVEREIRO / 2014
MATSUE, SHIMANE - JAPÃO
PAREDES QUE FLUEM PARA A ÁGUA
Este projeto foi desenvolvido no terceiro ano da faculdade.
O terreno escolhido encontra-se próximo ao centro da cidade e ao lago Shinji, com área de 80km² e ponto turístico da cidade de Matsue, na província de Shimane.
No programa do projeto inclui o desenvolvimento de um espaço para instalações turísticas em estrutura de concreto armado, e uma pousada em estrutura de madeira.
Apesar dos usos e estruturas distintas, o projeto foi pensado em não dividir em duas construções, mas em unificar em apenas um edifício as diversas funções de cada equipamento e tirar o melhor proveito deste terreno localizado entre a água e a cidade.
Para essa questão, a forma inicialmente idealizada foi a criação de paredes que se sobressaem e fluem em direção à bela paisagem da água. Por fora, essas paredes convidam o vento que vem do lago e as pessoas que vem do parque para entrar no edifício, e por dentro, a visão das pessoas são naturalmente guiadas para a bela paisagem.
Mas como unir duas funções usando apenas paredes que se sobressaem como esqueleto do edifício? Para isso, foi se pensado em curvá-las. Com paredes curvas, é possível manter em todos os espaços a visão para o lago, além de definir os espaços para diferentes funções, criando uma relação back to back.
As paredes do espaço para instalações turísticas se estendem em direção ao centro do lago. Durante o dia é possível ver o lago até seu horizonte e ao entardecer, apreciar o pôr do sol, considerado um evento muito famoso e um dos mais bonitos de se apreciar no lago Shinji.
Já as paredes da pousada se estendem na região dos Ryokans, que são pousadas com água termais típicas japonesas. Ao entardecer, é possível observar a paisagem urbana iluminada pelo sol baixo, e ao anoitecer, apreciar a visão das luzes dos Ryokans refletidas no lago.
Interligar a cidade e o lago e usar o potencial de ambos. Esse foi o sentimento contido em cada uma das paredes em curva pensadas neste projeto.
MASAHIRO OKADA


